Login: 1969-2019, 50 Anos a Comunicar em Rede
  • Conected

ADELINO GOMES

ADELINO GOMES
Jornalista

Jornalista há mais de 40 anos. Estudou Direito e Filosofia na Universidade de Lisboa. Começou a fazer jornalismo na Rádio Universidade da Emissora Nacional. Fez rádio no Rádio Clube Português, na Rádio Renascença, na Rádio Difusão Portuguesa – foi diretor de informação da Antena 1 e provedor do ouvinte na RDP, entre 2008 e 2010. Na imprensa, foi um dos fundadores do PÚBLICO, diário do qual foi diretor adjunto no final dos anos (19)90. Trabalhou em televisão, na RTP.

Foi professor na Escola Superior de Meios de Comunicação Social, na Escola Superior de Jornalismo do Porto, no ISCTE e na Universidade Autónoma de Lisboa. Deu formação no CENJOR e no curso de formação de jornalistas da TSF.

Doutorou-se em Sociologia no ISCTE, com uma tese publicada em livro – “Nos Bastidores dos Telejornais. RTP, SIC e TVI”. Enquanto investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), participou nos estudos “Perfil Sociológico do Jornalista Português” e “As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal”, e animou, ao longo de 2012, a iniciativa “Para uma Carta de Princípios do Jornalismo na Era da Internet”, integrada no projecto Jornalismo e Sociedade, coordenado por Gustavo Cardoso.

Entre os livros publicados, destacam-se “O Dia 25 de Abril”, “As Flores Morrem na Prisão”, “Timor-Leste –Ano 1” ou “Os Rapazes dos Tanques”.