Login: 1969-2019, 50 Anos a Comunicar em Rede
  • Conected

ANABELA NEVES

ANABELA NEVES
Repórter parlamentar SIC/SIC Notícias

Coordenadora editorial do Parlamento Global. Repórter parlamentar SIC/SIC Notícias. Quis ser professora de línguas e até assistente de terra da TAP, mas as “boas redações” da primária levaram-na, inevitavelmente, para o jornalismo há 32 anos.

A Agência Lusa foi a grande escola, depois de deixar o 1º curso de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa.

Teve doses iguais de sorte e de sangue, suor e lágrimas. Sorte por fazer parte das décadas de ouro de 80 e 90 do jornalismo português onde se lançaram grandes projetos democráticos e independentes de media como o Público, a TSF e a SIC.

É fundadora da SIC, para onde entrou como repórter parlamentar em 1992.

Nestas quase três décadas, assistiu ao nascimento e queda de todos os governos, legislaturas e de muitos dirigentes políticos.

O sangue, suor e lágrimas junto com a paixão pelo jornalismo como serviço público ajudaram a lançar um projeto multimédia, de convergência com a Renascença e Expresso, o único no mundo com sede num parlamento.

O Parlamento Global foi lançado a 25 de Abril de 2008 e formou cerca de uma vintena de jovens jornalistas, sendo ainda a terceira maior redação da SIC com seis profissionais em permanência na Assembleia da República.