Login: 1969-2019, 50 Anos a Comunicar em Rede
  • Conected

FERNANDO COSTA

FERNANDO COSTA
Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Fernando Albuquerque Costa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação.

A partir de meados dos anos 90, dedica-se às questões diretamente relacionadas com a utilização das tecnologias digitais em contexto educativo, tendo várias obras editadas e dezenas de artigos publicados nessa área.

Para o Ministério da Educação de Portugal, coordenou a equipa interuniversitária responsável pelo estudo sobre as Competências TIC de docentes e não docentes (2008/2009), a equipa de especialistas responsável pela elaboração das Metas de Aprendizagem na área das TIC (2010) e o Ensino a Distância para a Itinerância (2010-2013).

Mais recentemente, coordenou o Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos (2015-2017), um projeto que nasce do Prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade). O prémio permitiu estender o trabalho realizado para formadores que trabalham com adultos, visando a inclusão digital destes últimos. Todos os recursos criados estão disponíveis em acesso aberto a partir da Biblioteca de Atividades Online (BAO).

Presentemente, coordena a equipa portuguesa do Projeto StepUP-2ICT – Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access, um projeto Erasmus+ também com o objetivo de promover a literacia digital dos profissionais que trabalham com adultos.

Informação mais detalhada sobre os seus projetos de investigação e de intervenção, bem como da sua produção científica nas suas áreas de investigação está acessível em: http://aprendercom.org/comtic/ ou no ResearchGate.