Login: 1969-2019, 50 Anos a Comunicar em Rede
  • Conected

RAQUEL BRÍZIDA CASTRO

RAQUEL BRÍZIDA CASTRO
Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Advogada

Raquel Brízida Castro é professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), subdiretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e advogada na Andersen Tax & Legal Portugal.

É doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2015), mestre em Direito pela FDUL (2003) e licenciada em Direito pela FDUL (1998).

É constitucionalista e especialista em Direito das Novas Tecnologias, tendo dedicado nos últimos anos a sua investigação, para além do Direito e Justiça Constitucional, aos novos desafios jurídico-constitucionais do Direito do Ciberespaço, Cibersegurança, Privacidade Online e Proteção de Dados. É também especialista em Direito Constitucional dos Media e em Regulação.

É investigadora principal do Centro de Investigação de Direito Público da FDUL, sendo investigadora responsável do projeto “Direito Constitucional do Ciberespaço e da Cibersegurança”, integrando ainda, como investigadora principal, os projetos de investigação: “Public Governance 4.0.: A Nova Era Económica e a Redefinição dos Paradigmas de Governança Pública“e “Privacidade e Proteção de Dados”. É também investigadora do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço, da mesma FDUL, e colaboradora do ICPOL – Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Foi vogal do Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social, no anterior mandato (2011-2016), e foi jornalista durante 25 anos, 19 dos quais na SIC, onde também desempenhou funções como Editora de Política da SIC e SIC Notícias. Raquel Brízida Castro dedica-se exclusivamente ao Direito desde 2011.