Login: 1969-2019, 50 Anos a Comunicar em Rede
  • Conected

VITOR TOMÉ

VITOR TOMÉ
Jornalista e Professor Auxiliar em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa

Vitor Manuel Nabais Tomé, jornalista (CP1524A), é pós-doutorado em Ciências da Comunicação, tendo desenvolvido a investigação em parceria com a Universidade do Algarve, Clemi-Paris (França) e a Universidade Católica de Milão (Itália).

Atualmente, leciona na Universidade Autónoma de Lisboa e trabalha, como investigador, em vários projetos de investigação nacionais e internacionais como: “Digital Citizenship Education” (Conselho da Europa – Grupo de peritos), Ação COST IS1410- “The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children” (Digilitey), e “Digital Citizenship Education for Democratic Participation” (FCT/Universidade do Algarve).

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2008), foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia durante toda a investigação desenvolvida.

Foi professor convidado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), na Universidade Nova de Lisboa (UNL) e na Universidade do Algarve. Exerceu ainda funções docentes no exterior, designadamente na Pontifícia Universidade Católica no Rio, Brasil (2013), e na Universidade Hosei em Tóquio, Japão (2009).

É autor de mais de uma dezena de artigos em revistas científicas, 30 comunicações em conferências, quinze capítulos de livros, cinco livros e três aplicações de software, e orientou nove dissertações de mestrado desde 2011 (UNL, IPCB e Universidade da Beira Interior).

Em 2010, recebeu o prémio World Young Readers – Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias.